google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O que é um ponto de virada - Marcos Bossolon

quarta-feira, 4 de julho de 2018

O que é um ponto de virada


Na ultima postagem sobre roteiro falamos sobra o paradigma tradicional de um roteiro de cinema. Explicamos a separação por Atos e definimos o conteúdo que deve conter em cada ato. Os atos são as partes de um todo que é o filme. Mas como então passar de um ato para o outro? A resposta para essa pergunta segundo Syd Field é simples: “crie um ponto de virada ao final dos atos I e II” (FIELD, Syd. 1982; p 16). Alguns chama isso de Ponto de Inflexão, outros de plot point ou plot twist, como no original.




Mas o que é um ponto de virada?


Segundo o próprio Syd Field (ibden) esse ponto de virada “é qualquer incidente, episódio ou evento que “engancha” na ação e reverte noutra direção”. No ato I esse ponto de virada acontece perto da página 25 – 30 e é o que vai motivar o herói ou protagonista a embarcar na jornada. Em curtas metragens pode acontecer desse ponto de virada ser uma cena inteira...

Em outras palavras o Ponto de virada 1 é o momento em que o protagonista se depara com um desafio. Esse é o momento em que ele é posto à prova e ele tem que tomar uma atitude ou ação para resolver o problema.

No já citado “Procurando Nemo”, esse ponto de virada acontece quando seu filho é sequestrado, obrigando Marlin que não saía da segurança do coral a enfrentar o oceano para resgatá-lo. Um evento que cria um problema no qual o protagonista deve tomar uma atitude para resolver.


Em “A grande Jogada” de Aaron Sorkins existem dois pontos de virada: um quando Molly se envolve com o submundo do Poker por causa de seu chefe racista e outro quando contrata Charlie para ajuda-la em seu caso em que está sendo acusada.

Em Logan, na pagina 25 Pierce vai buscar a X-23 onde Charles Xavier estava escondido. O confronto que Logan tentou se manter longe vêm até ele e o obriga a fugir com Charles e X-23. Novamente. Algo acontece, as vezes independente das ações do protagonista, que o obrigam a tomar uma atitude e resolver o problema.



Ponto de virada 2

O ponto de virada 2 acontece geralmente na pagina 85 – 90 de um roteiro de longa. Este também “engancha” na ação e reverte a história em outra direção. Esse é o momento em que o policial descobre a pista chave que revela quem é o bandido.

Já que estamos falando tanto de Procurando Nemo, O Ponto de virada 2 acontece quando Dory encontra a placa com o famoso endereço onde Nemo está. Em “Corra!” acontece quando Chris é capturado e descobre o que aquela família bizarra tem feito com os negros há gerações.




De toda forma, o ponto de virada 2 é, geralmente o clímax que vai mudar a direção da história e impulsionar no confronto final e resolução do problema. O terceiro ato desses filmes citados correspondem às ações tomadas pelos protagonistas perante o que acontece no ponto de virada 2.


Sabendo quais são seus pontos de virada, o que resta é definir eventos menores que caminhem para esses pontos. Do inicio do ato I até o primeiro ponto de virada acontecer acontecem coisas que caminham nessa direção. Ao longo do ato II acontecem mais eventos pequenos que fazem a história caminhar até o ponto de virada 2. Esses pontos de virada vão enganchar na narrativa e transformar a história fazendo que ela passe do ato I para o ato II e do ato II para o ato III.

Mid point


Existem, é claro alguns filmes ou histórias com mais que dois pontos de virada. Existem também o “mid point” um evento bem no meio da história que ela sofre uma virada grande e a jornada que até então estava fácil se torna difícil. Se o ponto de virada 1 incentiva o protagonista a entrar na história e o ponto de virada 2 auxilia na resolução, o mid point é o momento em que os conflitos surgem e o vilão fecha mais o cerco.

Domine o paradigma

Além desses principais ainda existem exceções a regra. Há filmes que apresentam ainda mais pontos de virada, ainda que menores ao longo da história. Dependendo do seu filme ou curta, talvez seja melhor ter apenas um ponto de virada. Mas antes de sair escrevendo algo revolucionário, temos que primeiro dominar o básico.

A partir de agora, tente fazer esse exercício quando assistir a um filme: Tente ver no relógio quando completa 25 minutos e ver se encontra o ponto de virada do filme. E quando der 85 minutos de filme tente identificar o segundo ponto de virada. Se possível tente baixar roteiros (existem muitos na internet) e identificar o paradigma de Syd Field conforme ler.

Mesmo grandes roteiristas renomados ainda se mantém nesse paradigma. Por que esse paradigma funciona. Seguir o paradigma não significa que seu filme será um sucesso, mas ele é o que mantém a história coesa. Dentro dessa forma existem inúmeras possibilidades. Dominar esse paradigma é a chave para escrever uma boa história, segundo Syd Field.

Compre o Manual do Roteiro de Syd Field clicando na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário