Na ultima postagem sobre roteiro falamos sobra o paradigma tradicional de um roteiro de cinema. Explicamos a separação por Atos e
definimos o conteúdo que deve conter em cada ato. Os atos são as partes de um
todo que é o filme. Mas como então passar de um ato para o outro? A resposta
para essa pergunta segundo Syd Field é simples: “crie um ponto de virada ao
final dos atos I e II” (FIELD, Syd. 1982; p 16). Alguns chama isso de Ponto de
Inflexão, outros de plot point ou plot twist, como no original.
Mas o que é um ponto de virada?
Segundo o próprio
Syd Field (ibden) esse ponto de virada “é qualquer incidente, episódio ou
evento que “engancha” na ação e reverte noutra direção”. No ato I esse ponto de
virada acontece perto da página 25 – 30 e é o que vai motivar o herói ou
protagonista a embarcar na jornada. Em curtas metragens pode acontecer desse
ponto de virada ser uma cena inteira...
Em outras palavras o Ponto de virada 1 é o momento em que o
protagonista se depara com um desafio. Esse é o momento em que ele é posto à
prova e ele tem que tomar uma atitude ou ação para resolver o problema.
No já citado “Procurando Nemo”, esse ponto de virada acontece
quando seu filho é sequestrado, obrigando Marlin que não saía da segurança do
coral a enfrentar o oceano para resgatá-lo. Um evento que cria um problema no
qual o protagonista deve tomar uma atitude para resolver.
Em “A grande Jogada” de Aaron Sorkins existem dois pontos de
virada: um quando Molly se envolve com o submundo do Poker por causa de seu
chefe racista e outro quando contrata Charlie para ajuda-la em seu caso em que
está sendo acusada.
Em Logan, na pagina 25 Pierce vai buscar a X-23 onde Charles
Xavier estava escondido. O confronto que Logan tentou se manter longe vêm até
ele e o obriga a fugir com Charles e X-23. Novamente. Algo acontece, as vezes
independente das ações do protagonista, que o obrigam a tomar uma atitude e
resolver o problema.
Ponto de virada 2
O ponto de virada 2 acontece geralmente na pagina 85 – 90 de
um roteiro de longa. Este também “engancha” na ação e reverte a história em
outra direção. Esse é o momento em que o policial descobre a pista chave que
revela quem é o bandido.
Já que estamos falando tanto de Procurando Nemo, O Ponto de
virada 2 acontece quando Dory encontra a placa com o famoso endereço onde Nemo
está. Em “Corra!” acontece quando Chris é capturado e descobre o que aquela
família bizarra tem feito com os negros há gerações.
De toda forma, o ponto de virada 2 é, geralmente o clímax que
vai mudar a direção da história e impulsionar no confronto final e resolução do
problema. O terceiro ato desses filmes citados correspondem às ações tomadas
pelos protagonistas perante o que acontece no ponto de virada 2.
Sabendo quais são seus pontos de virada, o que resta é
definir eventos menores que caminhem para esses pontos. Do inicio do ato I até
o primeiro ponto de virada acontecer acontecem coisas que caminham nessa
direção. Ao longo do ato II acontecem mais eventos pequenos que fazem a
história caminhar até o ponto de virada 2. Esses pontos de virada vão enganchar
na narrativa e transformar a história fazendo que ela passe do ato I para o ato
II e do ato II para o ato III.
Mid point
Existem, é claro alguns filmes ou histórias com mais que dois
pontos de virada. Existem também o “mid point” um evento bem no meio da
história que ela sofre uma virada grande e a jornada que até então estava fácil
se torna difícil. Se o ponto de virada 1 incentiva o protagonista a entrar na
história e o ponto de virada 2 auxilia na resolução, o mid point é o momento em
que os conflitos surgem e o vilão fecha mais o cerco.
Domine o paradigma
Além desses principais ainda existem exceções a regra. Há
filmes que apresentam ainda mais pontos de virada, ainda que menores ao longo
da história. Dependendo do seu filme ou curta, talvez seja melhor ter apenas um ponto de virada. Mas antes de sair escrevendo algo revolucionário, temos que
primeiro dominar o básico.
A partir de agora, tente fazer esse exercício quando assistir a um filme: Tente ver no relógio quando completa 25 minutos e ver se encontra o ponto de virada do filme. E quando der 85 minutos de filme tente identificar o segundo ponto de virada. Se possível tente baixar roteiros (existem muitos na internet) e identificar o paradigma de Syd Field conforme ler.
Mesmo grandes roteiristas renomados ainda se mantém nesse
paradigma. Por que esse paradigma funciona. Seguir o paradigma não significa
que seu filme será um sucesso, mas ele é o que mantém a história coesa. Dentro
dessa forma existem inúmeras possibilidades. Dominar esse paradigma é a chave
para escrever uma boa história, segundo Syd Field.
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