google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Life Is Strage: Before the Storm. Uma prequel surpreendente - Marcos Bossolon

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Life Is Strage: Before the Storm. Uma prequel surpreendente


Na primeira análise de games que fiz, falei sobre meu jogo favorito: Life is Strange. Essa semana chegou a hora de abordar a prequel igualmente bela, Life is Strange: Before the Storm, que sou muito grato a meus amigos por me darem de presente de aniversário. Confesso que no inicio também estava com o pé atrás considerando que esse game não estava sendo produzido pelo mesmo estúdio e provavelmente não traria poderes sobrenaturais como o primeiro, mas essa prequel surpreendeu todas as expectativas.





Sinopse


Em Life Is Strange: Before the storm acompanhamos a problemática vida de Chloe Price um pouco antes dos eventos do primeiro jogo, no momento em que ela conhece a popular Rachel Amber. O envolvimento entre as duas pode ajuda Chloe a passar por essa fase ruim ao mesmo tempo em que mais problemas podem surgir.

Mais drama e menos poderes


Enquanto Before the storm perde a presença de poderes sobrenaturais como o de Max, a história ganha uma carga dramática maior. O foco em Chloe Price enriquece ainda mais a trama, visto que ela é uma personagem tridimensional e com um imenso potencial para desenvolvimento.

Na história, Chloe ainda precisa lidar com a morte do pai em um acidente de carro enquanto sua ex-melhor amiga, Max Caulfield não retorna mais suas mensagens ou cartas desde que se mudou. Ela enfrenta problemas na escola com valentões e funcionários que já não a toleram e estão apenas esperando uma boa oportunidade para expulsá-la.

Sua mãe Joyce tenta seguir em frente, esquecendo o marido e se envolvendo com David, um ex-militar que tenta disciplinar a rebeldia de Chloe seguindo preceitos militares. Os conflitos entre os dois se acentuam ainda mais quando Chloe descobre que David passará a morar com elas.

Toda essa vida conturbada envolvendo Chloe auxilia-nos a criar empatia com a protagonista, mesmo que não apoiemos seu modo ríspido de falar ou sua rebeldia sem causa. Porém, ao constatarmos todo o drama pelo qual Chloe passa e o modo como é tratada pelos demais nos faz entender suas atitudes e até mesmo perdoá-la.

Max, a babaca egoísta

É incrível e, ao mesmo tempo, pesado o modo com Chloe vê Max (a protagonista do jogo original) em Before the Storm. Através das cartas que Chloe mantém como um diário vemos como Chloe sente um enorme carinho por Max, mas ao mesmo tempo nutre uma raiva pelo abandono da amiga. Claramente vemos como Chloe está decepcionada com a ex-amiga.
O fato dela ter desistido de mandar cartas para Max por esta nunca mais responde-las nos atinge em cheio, mostrando uma outra perspectiva que tínhamos de Max. A indiferença de Max em respeito a Chloe no momento em que esta mais precisava dela nos faz sentir o mesmo desapontamento e até uma certa raiva da protagonista anterior.

Rachel Amber





Se por um lado Max Caulfield é colocada de lado em Before the Storm, finalmente conhecemos a tão falada Rachel Amber. Nesse momento conturbado de Chloe, Rachel surge como uma heroína no cavalo branco, resgatando a protagonista da vida depressiva e rapidamente se tornando sua melhor amiga.

E Rachel é tão incrível quanto Chloe dizia no jogo original. Ela é popular, vem de família rica, aluna exemplar, uma excelente atriz e modelo. Mas ao mesmo tempo ela é imprevisível e passa por momentos conturbados em sua vida. Ela nutre em si um desejo de partir de Arcadia Bay para nunca mais voltar, mas diferente de Max, Rachel revela planos de levar Chloe consigo.

Enquanto Rachel é uma nova aventura misteriosa para Chloe desvendar, Chloe é igualmente uma nova companhia que Rachel precisava. Rachel busca em Chloe um refúgio do marasmo da pequena cidade e uma forma de tornar sua vida mais interessante. A própria Rachel passa por momentos conturbados da vida dela, tornando-a uma personagem rica em camadas e com um bom potencial de desenvolvimento.

Completamente opostas uma da outra, Rachel e Chloe formam uma dupla incrível na narrativa dos episódios. A dinâmica entre as duas cresce nos proporcionando uma experiência incrível de amizade e amor.




Um banquete para os fãs


Por se passar em um passado não muito distante do primeiro jogo e focado em Chloe, Before the Storm é um prato cheio para os fãs que queriam saber mais sobra a vida dessa incrível personagem. Descobrimos como ela aprendeu algumas gírias, como e por que ela pintou o cabelo de azul, como ela conseguiu uma caminhonete e acima de tudo o que ela viveu com Rachel e outros personagens antes da volta de Max.

A narrativa não deixa a desejar. Cada evento no game contribui para mover a história para frente e acentuar a carga dramática. Novamente a franquia da um show de sotrytelling. Sem contar que o jogo ainda nos proporciona momentos e experiências únicas e incomuns em jogos de aventura, como a oportunidade de jogar RPG de mesa ou participar de uma peça de teatro. Tudo de modo fluido dentro da narrativa. A trilha sonora composta pela sensacional banda Daughter (uma das minhas bandas favoritas atualmente)

Episódio Bônus





Devo me estender um pouco mais nesse artigo para falar especificamente do episódio Bônus do jogo, "farewell" que se passa um pouco antes de Max se mudar de Arcadia Bay.
Nesse episódio épico entendemos melhor a profundidade da amizade que as duas protagonistas tinham antes e como uma era importante para outra. Ao mesmo tempo, ter essa compreensão nos faz questionar ainda mais a ausência de Max por tanto tempo na vida de Chloe.

Conhecer o passado das duas é a cereja do bolo nessa adorável franquia, proporcionando nos jogadores um misto de felicidade e tristeza, tanto por conhecer essa história como pelo desfecho dela. Uma dica para quem tem um coração mole: Preparem seus lenços.

Life Is Strange: Before the Storm novamente nos impressiona com uma história inesquecível. O jogo está disponível para pc na Steam, para Playstation 4 ou para Xbox one X


Clique nas imagens abaixo para comprar



Nenhum comentário:

Postar um comentário