google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Conheça seu final! - Marcos Bossolon

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Conheça seu final!



Dentre as diversas comunidades de escritores que participo pelas redes sociais as vezes surge a discussão de planejar sua história ou não. Existem alguns adeptos a não planejá-la afirmando que gosta de deixar a história seguir. Confesso que eu já tentei fazer isso, mas fracassei completamente. Não consigo imaginar um escritor ou storyteller não planejando sua história. Até mesmo quando escrevo contos pequenos de uma ou duas páginas costumo ter pelo menos uma estrutura na mente do que vou escrever. Para mim, antes mesmo de você colocar a primeira palavra no papel você tem que saber qual será o final da sua história.







Sabemos que antes de colocar a primeira palavra no papel (ou documento de texto) devemos ter bem estruturado diversas coisas: Sobre o que será a história, quem são seus personagens, quais são os pontos de virada, etc... Uma dessas coisas é o final de sua história. Syd Field em Manual do Roteiro diz que a história “move-se para adiante do inicio ao fim” (FIELD, Syd; 1982. p. 56). Ou seja. As cenas, os capítulos ou os eventos da sua história devem movê-la para o final ou para sua resolução.

A melhor maneira de começar sua história é sabendo onde ela terminará. Isso impacta no todo. Qual será a mensagem que você vai passar qual é o sentido e o ponto de vista que você escolheu... tudo. Para Syd Field, a ideia de escrever sem saber seu final é besteira. Segundo ele, esses finais “não funcionam e não são muito eficiente quando funcionam” (FIELD, Syd; 1982. p. 56).

Você não precisa saber os detalhes do seu final, mas é necessário definir antes de tudo, o que acontece. Pense na sua história como uma viagem. Se você sair de São Paulo e ir para Manaus, você tem um destino. O modo como você chegará lá é uma questão de escolha. Você pode ir de avião, ônibus, carro, a pé... Sua história também deve ter um destino, um final. Como sua história se resolve?

Portanto, quando escrevemos uma história, temos que ter clareza de como ela vai terminar. Se não, corremos o risco de andar em círculos e ter um final fraco. Isso é importante até mesmo em finais abertos. Antes de escrever sua história saiba seu final.




Outra importância de conhecer bem seu final é poder amarrar as pontas soltas da sua história. Evitar os furos de roteiro ou informações desnecessárias. Quando você sabe qual é seu final, você consegue selecionar melhor as informações e construir melhor as cenas da sua história para caminhar para aquele final.

Sabendo o final, fica mais simples organizar os pontos de virada e os eventos em cada ato de nossa história. Lembre-se sua história tem que caminhar para o final. É legal tentar representar a vida, mas nem tudo funciona em uma narrativa. Em muitos textos e histórias que leio, principalmente em comunidades de escritores amadores, é comum ver cenas ou até capítulos inteiros que não parecem ter utilidade nenhuma. Ou a história acaba abordando tantas coisas que não sabemos sobre o que ela realmente trata.



Por mais que queremos abordar diversas áreas da vida, quando contamos uma história devemos nos manter focados na mensagem que queremos passar. Uma história pode, de fato, ter outras mensagens paralelas à ideia central, mas sempre temos que nos manter focado à trama principal e eliminar o desnecessário. Precisamos saber o final da história para mantermos nossa história concisa no seu objetivo e não nos perdermos no andar da carruagem.

Clique aqui ou na imagem para adquirir o livro por um ótimo preço!

um fator e que pode incrementar ainda mais sua história quando você sabe o final é poder relacionar o final com seu começo. Para Syd Field, quando relacionamos o inicio com o final, “isto acrescenta um belo toque cinematográfico” (FIELD, Syd; 1982. p. 63) à nossa história. Em “O palhaço” (2011) de Selton Mello, o filme abre em uma estrada do interior onde pessoas pobres vêm os carros do circo surgindo e termina na estrada com os carros do circo seguindo seu caminho. “Quando você sabe seu final, pode escolher efetivamente o início” (FIELD, Syd; 1982. p. 12).

Quando você conhece seu final, pode escolher melhor os incidentes ao longo da sua história que a movem para o final. Você pode escolher melhor como revelar seu personagem e como tirá-lo de seu mundo e jogá-lo na sua aventura.

O final e o inicio são partes cruciais da sua história. Planeje sua história. Qual é a melhor maneira de começar uma história? CONHEÇA SEU FINAL!




Nenhum comentário:

Postar um comentário