Nos
artigos anteriores, apresentamos um roteiro de cinema, falamos sobre suaestrutura (cabeçalho, ação, personagem, diálogo, etc). Nesse artigo falaremos sobra a forma do roteiro, ou como Syd Field
diz em “Manual do roteiro”, falaremos sobre o paradigma de um roteiro de cinema.
Um
paradigma não é uma regra, mas um modelo, um exemplo. Um roteiro, obviamente,
tem seu próprio paradigma. Como mencionamos no primeiro artigo dessa série, um
roteiro é uma história contada em imagens. Se o roteiro é uma história ele deve
ter “um inicio, um meio e um fim, ainda que nem sempre nessa ordem” (FIELD,
Syd; 1982. p. 12). Assim, o roteiro se divide em três partes, a qual chamamos
de Atos.
Em
geral, um filme tem cerca de duas horas de duração, ou 120 minutos. Geralmente uma página de roteiro equivale a um minuto
de filme. É necessário termos isso em mente se queremos entender o
paradigma de um roteiro de cinema.
ATO I: Apresentação
O
primeiro ato é o inicio da história e consiste em aproximadamente 30 páginas
(ou 30 minutos). Nesse primeiro ato,
“O roteirista tem trinta páginas para apresentar a história, os personagens, a
premissa dramática, a situação (as circunstancias em torno da ação) e para
estabelecer os relacionamentos entre o personagem principal e as outras pessoas
que habitam os cenários de seu mundo”
(FIELD, Syd; 1982. p. 14).
Em
outras palavras, o roteirista deve dedicar essas primeiras 30 páginas para
apresentar sua história, o protagonista, o mundo que o rodeia e apresentar o
problema ou objetivo do protagonista. Em Logan (2017), por exemplo as primeiras
páginas do roteiro mostram um Logan envelhecido e depressivo em um mundo onde
não existem mais os x-men, tendo que cuidar de um professor Xavier idoso e
tentando juntar dinheiro para comprar um barco e fugir do país. Os roteiristas dedicaram as primeiras páginas para apresentar o herói, o mundo que o cerca e a diferença dele nesse filme em relação aos anteriores.
Ato II: Confrontação
O
segundo ato tem aproximadamente 60 páginas, seguindo da página 30 até a página
90. Nesse segundo ato o personagem
enfrenta uma série de obstáculos que o impedem de alcançar seus objetivos. O
personagem deve enfrentar esses obstáculos para alcançar (ou não) seu objetivo.
Cada obstáculo que o personagem enfrenta, serve também para mover a história
para frente e transformar o personagem.
Em
“Toy Story” Woody tem um único objetivo: Voltar para o Andy. Os eventos ao
longo do filme o impedem de conquistar seu objetivo ao mesmo tempo que
fortalece o relacionamento entre ele e Bus. Em “procurando Nemo” todos os
obstáculos que Marvin e Dory enfrentam impulsionavam sua busca em direção ao
objetivo deles. Os obstáculos na trama, oferecem resistência aos protagonistas,
mas, em amplo aspecto contribuem para mover a história.
Os
obstáculos que os protagonistas superam ditam a ação dramática da história. O
conflito é essencial na sua história, sem conflitos não existe história.
Ato III: Resolução
As
últimas trinta páginas de um roteiro são chamadas de resolução. Nesse terceiro
ato, deve resolver a história. São nessas ultimas páginas que mostramos se o
protagonista alcançou seu objetivo ou não, bem como mostrar a mudança nos
personagens e em sua visão de mundo. O terceiro ato é a conclusão da história.
Woody
consegue voltar para Andy em ‘Toy Story”? como fica seu relacionamento com Bus?
Os garotos conseguem perder a virgindade em “American Pie”? Capitão Nascimento
encontra um substituto para seu cargo em “Tropa de Elite”? Em “Central do
Brasil”, Dora encontra o pai de Josué? E depois disso? Ela fica com ele ou
parte? O terceiro ato mostra a resolução do conflito que a história apresenta.
Ato
I, Ato II e Ato III, o começo, o meio e o fim da história. Essas três partes
compõem o paradigma de um roteiro. Três partes de um todo que é a história. Um
paradigma não é uma regra, mas é uma fórmula, um exemplo. Nem todos os filmes
seguem esse mesmo paradigma, mas a maioria apresenta uma estrutura semelhante.
No
próximo artigo falaremos sobre o Ponto
de virada.
A
partir de agora, tente ficar atento quando for assistir a um filme e procure
entender onde termina ou inicia cada ato. Se tiver dúvidas, sugestões ou mais
exemplos, fique a vontade para usar a sessão de comentários.
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