google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Captain Spirit um jogo que parece despretensioso, mas que traz temas profundos - Marcos Bossolon

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Captain Spirit um jogo que parece despretensioso, mas que traz temas profundos


Life Is Strange nos ensinou que a Dontnod sabe contar histórias envolventes e emocionantes. E não podemos esperar menos de “The awesome adventures of Captain Spirit”, novo jogo gratuito que serve como uma introdução para Life Is Strange 2.





Sinopse

Chris é um menino criativo de 9 anos de idade que vive apenas com o pai e usa sua imaginação para fugir da realidade através de aventuras fantásticas como o super-herói Captain Spirit.


Parece um jogo despretensioso que esconde algo mais profundo


O primeiro contato com As aventuras Iradas de Captain Spirit pode trazer a sensação de ser um jogo infantil e despretensioso sobre um menino criativo e sonhador, no entanto, a história escrita por Christian Divine e Jean-Luc Cano revela temas mais profundos e sérios do que simplesmente brincar pelo jardim em um sábado de inverno.

Conforme exploramos o pequeno cenário do jogo e contemplamos a direção de arte já atraente da franquia Life Is Strange, encontramos pistas valiosas sobre a morte da mãe de Chris e o relacionamento delicado entre ele e o pai depressivo e aparentemente alcoólatra. Através de pequenos quebra-cabeças e explorações desvendamos o passado dessa família e como a morte da mãe impactou pai e filho.

Nesse game, podemos ver como cada um lida com o sofrimento causado pela infortuna perda três anos atrás. Enquanto Charles, o pai de Chris parece perder o controle da própria vida ao mesmo tempo que alimenta a ira pelo responsável da morte da esposa, o doce Chris usa sua imaginação para fugir dessa realidade ou enfrentar seus problemas.




Não demora muito para percebemos que sua paixão por super-herói e criação do “Captain Spirit” está ligada à perda da mãe. Assim como não demora muito para levantarmos suspeitas de que existem problemas dentro daquela casa e nenhum dos dois sobreviventes sabe lidar om a situação de modo adequado. As aventuras de Captain Spirit são a fuga de Chris para uma realidade que ele precisa enfrentar, mas tem medo ou sente-se fraco demais para encarar.

Podemos dizer que, em algum momento, as aventuras imaginárias de Chris convergem para entendermos sua dor, medos e conflitos. Bem como, passamos a descobrir por que ele foge tanto e o que ele realmente quer enfrentar. Spoiler Alert: O arqui-inimigo de Captain Spirit e sua gangue tem, obviamente relação com seus traumas. Enfrentar seus inimigos imaginários então é uma forma de Chris enfrentar os traumas que carrega consigo.

Personagens Empático

Criar personagens que o público sinta empatia é uma tarefa importante para qualquer escritor ou roteirista. É necessário trabalhar bem na personalidade, passado e convicções dos personagens. Em Captain Spirit, não é difícil criarmos essa empatia logo de cara por Crhis. A vida do garoto trás em nós o sentimento de nostalgia, fazendo-nos lembrar da nossa própria infância cheia de magia e imaginação.

Já quanto a seu pai, por mais que o game apresenta traços de um homem que tende ao alcoolismo e violência, não conseguimos deixar de lado um carinho especial por compreendermos sua dor e sofrimento interno. Vemos claramente que ele ainda se apega muito à esposa e tem se isolado cada vez mais dos amigos e familiares, piorando sua situação. Em certo momento podemos até pensar que ele tenta seguir em frente quando descobrimos que ele tem uma namorada, mas uma carta da mesma revela que ele não a deixa se aproximar completamente.




Pequenos detalhes que revelam o mundo


Um amigo costuma me dizer que devemos ter amor aos detalhes. Em Captain Spirit os detalhes pelo cenário  são de extrema importância, pois eles contém informações sobre o passado daquela família. Através deles que descobrimos quem foram aquelas pessoas e como era a vida deles em relação com a vida atual.

Vemos lembranças de uma época faliz da vida da família. De um pai talentoso e sorridente que atualmente vive desempregado, bêbado e deprimido. Como falei no artigo de “Me chame pelo seu nome” aqui também vemos a arte de “mostrar ao invés de falar”. No lugar de simplesmente dizer ao público o que aconteceu, o game conta a história de forma indireta nos detalhes e no cenário. É certamente algo que vale a pena como aprendizado em relação à direção de arte: Os elementos que compõem o cenário devem contar uma história. Algo importante, já que nesse jogo os únicos personagens que interagimos mal temos um diálogo muito longo.



Brincadeiras inocentes. Decisões importantes


Diferente dos outros jogos da Dontnod em que cada decisão muda a história, em Captain Spirit parece não ter muita influência, visto que quase todas as decisões que tomamoes são geralmente em como uma brincadeira vai terminar.

No entanto, após zerar o game e percebemos que cada uma dessa brincadeiras está relacionada a uma determinada área de sua vida, é impossível não pensar que, apesar de parecerem inocentes, as decisões tem um impacto na formação da personalidade de Chris. Principalmente se levarmos em conta que nossas decisões nesse jogo podem impactar em Life Is Strange 2.



A trilha sonora

Geralmente não costumo falar muito de trilha sonora, já que analiso basicamente a história. Mas em Captain Spirit (assim como qualquer jogo da Dontnod) a trilha sonora é um elemento especial que acaba fazendo parte de história do jogo. A músicas nunca estão ali apenas para a ambientação ou transmitir sentimentos. Elas vão além, contribuem para a construção da história. O tema do jogo, Death with Dignity de Sufjan Stevens perece ter ligação direta com a vida de Chris e toca em momentos especiais fazendo com que a musica seja quase que uma narrativa do sentimento do menino.



Aliás, a trilha sonora não foi escolhida ao acaso. Novamente a Dontnod acerta em cheio na escolha das musicas, pois a musica tema foi composta por Sufjan Stevens em homenagem à sua falecida mãe e combina com o estilo de musicas calmas que vemos na franquia. Não existia musica mais precisa que essa.

Momentos em que podemos apenas ouvir uma música enquanto relaxamos e apreciamos o cenário já é uma marca registrada da série de Life Is Strange. Mas Captain Spirit inova fazendo desse momento intimo e mostrando não só o cenário, mas a interação dos personagens com o ambiente. Um momento especial acontece quando Chris coloca na vitrola o disco de Bat for Slashes e se deita na cama enquanto escuta. A cena é de uma beleza de dar inveja a qualquer cineasta.

Abaixo segue esse momento precioso:




Climax

Inicialmente pensamos que o clímax do jogo seria no momento em que Captain Spirit enfrenta o vilão Mantroid. No entanto o clímax da história fica mesmo nos últimos cinco minutos do jogo em que temos uma cena pesada e ao mesmo tempo emocionante. É nesse momento também que vemos a parte “Life is Strange” do jogo.




The Awesome adventure of Captain Spirit pode parecer inicialmente como um jogo bobo e despretensioso, mas trás consigo temas profundos e sérios. É impossível não se emocionar ou criar um carinhos pelo protagonista. A história escondida em detalhes vai além do comum e nos prende sentimentalmente fazendo-nos esperar ansiosamente pela continuação.

The Awsome adventures of Captain Spirit (As aventuras iradas de Captain Spirit, em português) tem cerca de uma a duas horas de duração e o melhor de tudo é que é DE GRAÇA. Só baixar, jogar e se emocionar.


Conheça também outros jogos da franquia Life Is strange:


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário