google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Samantha! é leve e perfeita para o público brasileiro - Marcos Bossolon

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Samantha! é leve e perfeita para o público brasileiro


Esse mês estreou a nova série de comedia nacional produzida pela Netflix em parceria com a produtora Los Bragas: “Samantha!”.  Criada por Felipe Braga, produzida por Alice Braga e Chuck Lorre e roteirizada por Roberto Vitorino, Patrícia Corso, Rafael Lessa e Filipe Valerim, a série é a terceira produção brasileira a criada pelo serviço de streaming e a primeira de comédia nacional da empresa.



Enredo


Samantha (Emanuelle Araújo) é uma ex-celebridade mirim da década de 80 que ninguém mais lembra e segue tentando de tudo para retornar aos seus momentos de glória na TV brasileira. Ao lado de seu ex-marido Dodói (Douglas Silva), um ex-jogador que acabou de cumprir dez anos na cadeia e seus dois filhos, Cindy (Sabrina Nonato) e Brandon (Cauã Gonçalves) Samantha está disposta a usar qualquer meio para atrair novamente os holofotes para ela.

Nostalgia da década de 80


A Netflix gosta de apostar em nostalgia. Basta olhar para séries como “Stranger Things” e “Everything sucks” para percebermos isso. E “Samantha!” acerta em cheio na nostalgia, principalmente por trabalhar com temas da nossa infância brasileira. O programa de Samantha tinha tudo que os programas para o público infantil tinham no passado, inclusive um maço de cigarro como mascote. Essas referências nos fazem lembrar de nossa própria infância onde programas de TV tinham até o mosquito da dengue no palco.



Em um determinado episódio tem uma clássica referência quando os filhos de Samantha rodam o disco da mãe ao contrário e descobrem uma mensagem subliminar incentivando pessoas a comprarem Ketchup. Em outro episódio uma personagem abre a boneca da Samantha para descobrir que a faca dentro da boneca era só um mito. Essas lendas urbanas fazem até hoje parte da cultura brasileira e a série aproveitou bem a nostalgia e boatos de modo sutil e divertido.


Os bastidores da TV e a morte da mídia tradicional


Outro ponto forte na série é a crítica que ela faz quanto à mídia tradicional. Ela zomba dos bastidores da TV onde todos interpretam algum personagem, até mesmo em Reality Shows. Na TV todos querem roubar o espaço um do outro ou sempre estão se aproveitando uns dos outros em benefício próprio. Em Samantha! isso é bem explícito. A série critica essa falsidade e hipocrisia descarada que vemos no mundo das celebridades brasileiras (ou mundial).

Samantha é egoísta, manipuladora, possessiva e vive tentando passar a perna nos outros para se destacar. Isso desde criança, como vemos em momentos de flashbacks muito bem trabalhados. Ela mente, engana e finge ser amiga apenas para manipular as pessoas ao seu redor para fazerem o que ela quer. Os personagens fingem serem uma coisa nas câmeras e são outros por trás dela.



A série também afirma veemente que a TV está morrendo com os avanços das novas mídias. Isso é dito em diversos momentos na trama além de ser mostrado no decorrer da história. Samantha agora grava comerciais que só serão publicados na internet, faz menos sucesso que uma “Digital influencer” que não tem talento nenhum. Assim, a série acaba zombando tanto da “morte da TV” como a situação que se encontra as celebridades da internet. Além de se utilizar muito bem do choque de gerações quando vemos, em diversos momentos, Samantha tendo que se adaptar à cultura atual.


Falta de desenvolvimento das personagens



Talvez um dos pontos fracos da série seja a ausência firme de um arco dos personagens ao longo dos episódios. Faltou momentos em que os personagens, principalmente a protagonista, mudem suas crenças e convicções. Esse arco acontece de fato, mas apenas nos dois últimos episódios, enquanto nos outros o entretenimento parece se focar em como Samantha fará para sair por cima na situação em que se mete.

Isso é uma tristeza já que tanto a protagonista como os personagens parecem não apresentar desenvolvimento nem muita profundidade. Os flashbacks, apesar de caírem muito bem na trama acabam sendo mal aproveitados por conta disso. Foram diversas oportunidades perdidas em que os roteiristas poderiam usar desses momentos para que Samantha aprenda uma lição nova a cada episódio e mude suas atitudes como adulta.

Nesse sentido, o penúltimo episódio é, sem dúvidas o melhor, onde ela se reencontra com seus antigos colegas de profissão para resolverem suas mágoas uns com os outros. Esperamos que as próximas temporadas explorem mais esse viés trazendo personagens que se transformem ao longo da trama ao invés de permanecerem sempre com as mesmas mentalidades.


O importante é não deixar de acreditar


Sob esse lema, Samantha nunca deixou de acreditar e seguir seu sonho de ser uma celebridade tal como era na década de 80. A trama é leve e o humor sutil que garantem entretenimento para toda a família. A nostalgia é um ponto forte que pode cativar os brasileiros que cresceram assistindo televisão na sua infância.  Os personagens são bem estereotipados, mas de forma proposital de modo a enriquecer a trama. Alguns diálogos do núcleo infantil são um pouco engessados mas é algo que facilmente passa despercebido.

Apesar de ser uma série que mostra os bastidores do entretenimento e uma mulher querendo voltar à fama, percebo que a série trabalha mais na questão familiar. A família de Samantha, apesar de terem seus problemas estão sempre unidos em todos os episódios, ou terminam unidos. Ela fala muito sobre apoio familiar e união. Apesar de tudo, eles são uma família unida e que se importam um com o outro.

Se o que procura é uma comédia leve com uma boa dose de nostalgia Samantha! é o que você precisa. Os primeiros episódios podem demorar um pouco para enganchar, mas sem dúvidas a Netflix acertou muito nessa produção e vale a pena dar uma chance para essa série brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário