google.com, pub-0226795176202024, DIRECT, f08c47fec0942fa0 "Corra!" é um terror angustiante e surpreendente - Marcos Bossolon

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

"Corra!" é um terror angustiante e surpreendente

Quando pensamos em filmes de terror, mesmo aos de terror psicológico, dificilmente chegaríamos ao nível de “Corra!” (Get Out), escrito e dirigido por Jordan Peele. Tampouco apostamos em um filme de terror como um forte concorrente ao Oscar de melhor filme. Não é arriscado dizer que esse filme utiliza elementos do terror psicológico de uma forma única e “fora da caixa”. Afinal, “Corra!” tem quatro indicações ao Oscar: Melhor filme, Melhor roteiro, Melhor diretor e melhor ator. E todas as indicações são mais que merecidas para esse filme.


Sinopse

Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem negro que está prestes a passar um final de semana com a família da namorada branca Rose (Allison Williams). De início, o comportamento dos familiares de Rose aparenta ser uma ser uma forma de lidar com o relacionamento da filha e disfarçar o preconceito. Mas, após observar comportamentos estranhos dos negros dentro da casa e dos familiares, Chris começa a suspeitar de que a família de Rose esconde algo perturbador.

O racismo como elemento da narrativa

Não é um segredo que o filme faz diversas críticas ao racismo. Em especial ao tipo de racismo disfarçado de elogios, como quando o pai de Rose diz que se pudesse votaria no Obama pela terceira vez, pois, para ele, foi o melhor presidente da história. Os comentários dos familiares de Rose são como o daquelas pessoas que dizem “Não sou racista. Tenho até muitos amigos negros e admiro a cultura afrodescendente”.


Mas apesar de ter essa temática sobre racismo, Jordan Peele não a utiliza de maneira escancarada, mas sim como elemento da narrativa para aumentar a angustia e o desconforto no espectador que passa a compartilhar cada vez mais da paranoia do protagonista.

Acima de tudo, o incrível trabalho de Jordan consegue fazer o público sentir um pouco na pele o quão ruim e ameaçadores esses comentários ou situações constrangedoras são.

Terror angustiante

Ao invés de optar por um terror psicológico onde o público segue se perguntando a cada cena o que de ruim pode acontecer, Peele resolveu desenvolver a angustia no público. Nós sabemos que vai acontecer alguma coisa, mas sabemos que não será naquele momento. O ambiente que, no inicio parece familiar, seguro e acolhedor vai aos poucos se transformando em suspeito e desconfortável.

Assim, Peele vai gradativamente aumentando nossa angústia até o clímax do segundo ato. Interessante ver como, enquanto Rose e Chris conversam sobre ir para casa, os familiares de Rose fazem uma espécie de leilão onde a “peça” a ser arrematada. Todo o leilão é feito em silêncio, deixando o espectador apreensivo.



Todos os pequenos plots ao longo do filme servem para crescer cada vez mais a angústia e o desconforto nos espectadores. Isso gera em nós uma vontade involuntária de querer sair daquele ambiente o quanto antes. Daí o nome do filme, “Get Out” (saia) ou “Corra!” no Brasil.

O mais interessante é que todas as situações realmente acontecem com frequência. Peele construiu toda uma paranoia usando elementos reais da sociedade. “Corra!” é um terror angustiante que nos prende do inicio ao fim, muito bem construído e um desenvolvimento excepcional.

Os atores incríveis contribuem significativamente ao filme. A maneira como eles reagem às situações são convincentes, em especial a de Daniel Kaluuya. Tudo isso se junta em um ótimo filme para o público.

Pretendo analisar melhor o roteiro desse filme e trazer mais artigo sobre ele (ja adianto que terá muito spoiler). "Corra!" recebeu quatro indicações ao Oscar e é um terror que merece se tornar um clássico. Mesmo que não seja seu gênero favorito, aconselho muito que você assista a esse ótimo suspense. Apesar de ser um terror angustiante, é um filme surpreendente e um dos melhores filmes de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário